quarta-feira, 6 de junho de 2012

Planta carnivora


As plantas carnívoras são conhecidas por se alimentarem através da captura de insetos e não de carne como muitas pessoas acreditam, o nome carnívora foi dado devido ao fato dela ser diferente de todas as outras plantas, se alimentando de seres vivos, mas são totalmente inofensivas para os seres humanos. Elas são originárias do sudeste de Ásia, América e Austrália. E extraem compostos de nitrogênio dos animais capturados para seu sustento próprio.Existem cerca de 500 espécies de plantas carnívoras, mas apenas um tipo delas, que pode ser encontrada na Indonésia, pode ser realmente considerada uma planta carnívora, pois ela se alimenta de pássaros pequenos, sapos, lagartos e outros animais de pequeno porte.
Planta Carnívora

O perfume de algumas plantas carnívoras é um dos principais meios delas atraírem os insetos. Eles são atraídos pelo aroma e quando percebem já estão presos numa espécie de gosma que elas possuem. Outras já atraem os insetos através do brilho dessa gosma e algumas espécies abrem e fecham prendendo os insetos em seu interior. Depois de capturados elas envolvem o inseto com suas substâncias e retiram dele os nutrientes que não podem ser encontrados no solo, e que são necessários para sua sobrevivência.

Como Cultivar Plantas Carnívoras


Para ter uma planta carnívora em casa é necessário tomar alguns cuidados para que sua planta fique bem bonita e saudável. Quanto ao solo, por incrível que pareça é necessário que ele seja pobre, sem nutrientes. E o substrato utilizado para plantar pode ser, misturas com pó de xaxim com musgo, ou ainda esses dois com areia, que segundo alguns cultivadores, auxilia na drenagem do solo, proporcionando à planta um ambiente semelhante ao de seu habitat natural.

É uma planta que precisa de luz, bastante umidade e calor. Escolha um lugar que tenha sol por pelo menos uma parte do dia e que não tenha muito vento, tente regá-la umas duas vezes por dia, para que o substrato se mantenha úmido.

Embora as plantas carnívoras se alimentem de insetos, elas também estão vulneráveis a pragas, para removê-las use algum removedor de pragas específico ou mergulhe a planta na água por uns 40 minutos.

Quando o inverno chegar você irá perceber que sua planta carnívora entrará em um estado de dormência, e irão crescer com lentidão, e você não poderá fazer nada para mudar isso, pois se trata de um estado natural da planta.

Plantas Carnívoras – Onde Encontrar


Para quem quer ter uma planta carnívora em casa, poderá encontrá-las em floriculturas da sua cidade ou em diversas floriculturas online, você pode comprar a semente ou a planta já crescida e os preços variam de acordo com cada espécie.

Se for comprar em supermercados, procure comprar no dia em que elas são colocadas nas prateleiras, pois os funcionários não costumam dar a assistência necessária que esse tipo de planta precisa, como água, luminosidade, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário